Bom pessoal, dessa vez falarei de um "Telejogo clone", que é o clássico TV Jogo 3 fabricado Superkit.

O ano não se sabe o certo em que foi lançado, mas pelo que pesquisei, acabei vendo que ele foi lançado em 1977, mesmo ano do lançamento do Telejogo, o primeiro videogame nacional. Esse videogame é nada mais, nada menos do que um clone do Telejogo, com os mesmos jogos, só que com o design bem diferente...

A carcaça do console era toda de plástico, diferente do Telejogo que era feito quase todo de madeira e com a parte de cima da carcaça feita de metal, seu design era mais compacto, e tinha uma grande vantagem sobre o Telejogo, seus controles eram destacáveis e tinham fio, podiam ser jogados distantes do console, diferente do Telejogo que tinha que ser jogado muito perto do jogador. A única desvantagem é que a imagem do TV Jogo 3 é preto e branca, mesmo sendo ligado em uma TV a cores. Os jogos do TV Jogo 3 são os mesmos do Telejogo, que são: Futebol, Paredão e Tênis.

Outra diferença do Telejogo é que o TV Jogo 3 possui 4 botões no meio do console, no Telejogo tem 5, o botão que ele não possui é o botão "Canal 3/4. Outra coisa curiosa é que o TV Jogo 3 é jogado no canal 4, e não no 3 como na grande maioria dos consoles antigos que usavam conexão RF.

Pouco se sabe sobre a fabricante dele, a Superkit,o que sei é que ela lançou outros consoles similares e talvez ela já tenha fechado a décadas, mas nessa imagem que tirei da minha caixa diz o endereço dela:

Felizmente tenho esse console, comprei ele em maio de 2014 e sou feliz com ele, já sabia que ele era um clone do Telejogo, mas queria ter ele mesmo assim, comprei ele na loja de um amigo por um preço bem bacana, muito abaixo do que pedem no Mercado Livre. Ele funciona perfeitamente, só esta um pouco desgastado pelo tempo, mas o estado dele até que é aceitável... A caixa do meu esta desgastada também, mas estou satisfeito com meu console, só não tenho o manual dele... Eis aqui o meu console...


Outra imagem do TV Jogo 3 retirada da internet, dessa vez uma foto de um console completo com manual:


A algum tempo fiz um review interessante mostrando a diferença dele para o Telejogo, eis aqui o vídeo:


2 Responses so far.

  1. boa tarde, tbm tenho o tv jogo 3, e tbm sem o manual, vc conseguiu? teri como digitalizar e mandar para que eu imprima? mesmo não sendo original, seria legal guardar. obrigado

  2. Ainda não achei um perucio, ainda estou a procura de alguém que tenha para scanear.

Postar um comentário